Foto histórica

Foto histórica
Trote da turma no ano de 1977

quinta-feira, 7 de junho de 2012


10/06/2011 - 16:10

Jubileu de Ouro da FAMV é homenageado na Câmara de Vereadores


Foto: Leonardo Andreoli
Uma placa de homenagem foi entregue aos representantes da UPF
Os 50 anos de lutas e conquistas da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) foram tema de sessão solene na Câmara de Vereadores de Passo Fundo na noite de quarta-feira (08/06). A proposição de homenagem à unidade acadêmica do vereador Juliano Roso foi aprovada por unanimidade na Casa. Durante a solenidade, a contribuição da FAMV para o desenvolvimento econômico regional foi o principal ponto destacado para o merecimento da homenagem.
 

Juliano Roso ressaltou a trajetória da Faculdade e a contribuição para o desenvolvimento regional. “O curso de Agronomia, além de formar profissionais, tem uma pós-graduação e todo o trabalho de pesquisa, que são referências”, afirmou. Para ele a homenagem não é só da Câmara, mas sim de todos os passo-fundenses. “É um homenagem justa e que possamos refletir sobre o papel dessas duas profissões no futuro do nosso país”, finalizou. Roso lembrou também do curso de Medicina Veterinária que atrai estudantes de várias partes do Brasil.

Para o reitor da UPF José Carlos Carles de Souza, a homenagem é o reconhecimento da importância do curso de Agronomia ao longo dos anos. “A graduação vem formando profissionais e isso reflete diretamente na tecnologia que é aplicada na agricultura e no desenvolvimento de toda a nossa região”, ressaltou. O reitor reiterou ainda a contribuição dos profissionais formados pela UPF na mudança do perfil das práticas utilizadas na agricultura. “Se não tivéssemos na região um curso com a qualidade da Agronomia, talvez não estivéssemos hoje vivenciando tudo que vem ao longo desse período agregando valor ao desenvolvimento de tecnologia”, acrescentou.

O diretor da FAMV professor Helio Carlos Rocha enfatizou que os professores, funcionários e alunos que hoje estão na unidade são uma parte da história. “Deus quis que nós estivéssemos aqui nesse momento recebendo essa homenagem em nome de todas as pessoas que contribuíram das mais diversas formas para construir esse curso e fizeram com que ele chegasse no seu cinquentenário de uma forma muito boa”, afirmou. O professor salientou o número recorde de alunos, o Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), a estrutura do Hospital Veterinário, Cepa e Cepagro. “Os 2.136 engenheiros agrônomos e 556 médicos veterinários já formados realmente tiveram uma preparação diferenciada dentro da FAMV. Isso possibilitou a eles trabalharem nas suas comunidades e contribuírem com o desenvolvimento regional e nacional”, analisou.

Outras atividades, entre elas a Agrotecnoleite em setembro, estão sendo organizadas para marcar os 50 anos da FAMV. Rocha lembrou ainda o envio do pedido de instalação do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária que foi encaminhado recentemente ao Ministério da Educação.

Participaram também da solenidade as vice-reitoras de Graduação e de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF Neusa Maria Rocha e Lorena Geib, o prefeito Airton Dipp, o presidente da Câmara Luiz Miguel Scheis, o tenente coronel Antônio Carlos Cruz comandante do 3° RPMon, Patrícia Alovisi presidente da OAB subseção Passo Fundo, o chefe geral da Embrapa Trigo Sérgio Dotto, os vereadores Aristeu Dalla Lana, Alberi Grando, José Eurides de Moraes, João Pedro Nunes, Paulo Neckle, Rui Lorenzatto e Rafael Bortoluzzi, além de professores, funcionários e alunos da FAMV.

Ao final da sessão solene, acadêmicos da FAMV apresentaram uma música e declaram uma poesia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário