Curso de Agronomia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - UPF
Este espaço destina-se a divulgação da turma de formandos do Curso de Agronomia em 15 de janeiro de 1982 da FAMV/UPF.
Foto histórica

Trote da turma no ano de 1977
sábado, 8 de setembro de 2012
quinta-feira, 7 de junho de 2012
EDUCAÇÃO
Basegio vai homenagear as faculdades de Odontologia e Agronomia da UPF
Ana Luisa do Nascimento - MTB 11712 | PDT - 17:06-04/05/2011
Ana Luisa do Nascimento - MTB 11712 | PDT - 17:06-04/05/2011
Em 2011 as faculdades de Odontologia e Agronomia da Universidade de Passo Fundo comemoram 50 anos de fundação. Basegio vai prestar homenagem na Assembleia Legislativa
Em Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Diógenes Basegio (PDT) irá homenagear os 50 anos das faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária e de Odontologia da Universidade de Passo Fundo. Na tarde de segunda-feira, 02, o deputado comunicou ao reitor da Universidade, José Carlos Carles de Souza e aos diretores das unidades acadêmicas, Hélio Carlos Rocha (Agronomia) e Maria Salete Sandini Linden (Odontologia) sobre a intenção de prestar essa homenagem. Todos a aprovaram e elogiaram a iniciativa do parlamentar. A solenidade está prevista para o início do mês de junho.
“Sou ex-aluno e professor da Universidade, assim não poderia deixar de prestar essa homenagem para estas importantes faculdades que estão completando 50 anos e ajudaram a consolidar a criação da nossa UPF, que em 2011 completa 43 anos”, justificou Basegio.
O reitor agradeceu a visita do parlamentar e elogiou a iniciativa de homenagear as duas faculdades que estão completando 50 anos.
Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAMVPioneira na pesquisa e pós-graduação, a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da UPF é uma das mais conceituadas de todo o Sul do país. Com laboratórios especializados e o corpo docente em sua maioria de mestres e doutores, a FAMV forma profissionais de alta qualidade técnica e, acima de tudo, éticos e comprometidos com o desenvolvimento da região onde estão inseridos.
Faculdade de Odontologia - FOCom uma das infra-estruturas mais modernas do Brasil e da América Latina, a Faculdade de Odontologia da UPF dispõe de equipamentos de alta tecnologia para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em cinco décadas de história, milhares de profissionais foram formados e contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da região de Passo Fundo e do Sul do Brasil. Além de todo o suporte para o ensino de qualidade, a FO também desempenha funções sociais: diversas clínicas estão instaladas para o atendimento de pacientes.
DIRETOR DA PD FEIRAS E EVENTOS ENTREGA HOMENAGEM NAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DA FAMV DA UPF
Era maio de 1961 quando aconteceu a Aula Inaugural do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF). Trinta e cinco anos depois, em 1996, surgiram o curso de Medicina Veterinária e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro). Maio de 2011: uma programação especial celebrou os 50 anos de caminhada da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), que contribuiu decisivamente com tecnologias para o agronegócio brasileiro e já disponibilizou ao mercado de trabalho 2.136 engenheiro-agrônomos, 556 médico-veterinários, além de mestres, doutores e pós-doutores.
Um jantar-baile de homenagens, no último dia 27 de maio, coroou as atividades relacionadas ao Jubileu de Ouro da unidade acadêmica, tendo como palco o Clube Comercial de Passo Fundo. Mais de 300 convidados puderam relembrar a história e brindar as conquistas.
Entre os homenageados da noite estava o professor Walter Boller, que recebeu a distinção do diretor Comercial da PD Feiras e Eventos, Leonardo Dian Borges, egresso do curso de Agronomia da UPF.
Na foto, professor Walter e Leonardo
FAMV/UPF – O livro dos 50 anos
Sexta-Feira, 01/06/2012 por Gilberto Cunha
Foi lançado na semana que o passou o livro “Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária 50 anos: 50 anos dedicados ao ensino, à pesquisa e à extensão”, que retrata a história de sucesso da FAMV da UPF. Um documento completo, reunindo informações até então dispersas ou nem mesmo conhecidas pelo público local, ilustrado com fotos raras, a exemplo da aula inaugural, em 26 de maio de 1961, que contou com a presença do então governador do Estado Leonel de Moura Brizola, listas com os nomes de professores, direções e dos graduados em todas as turmas. Acrescente-se ainda, a história da criação do curso de pós-graduação em 1996 (o 1º Mestrado da UPF), do curso de Medicina Veterinária, em funcionamento desde 1997, da Associação dos Ex-Alunos do Curso de Agronomia (Aeca), em 2000, e o do programa de pós-graduação em Bioexperimentação, em 2011; entre tantas outras coisas relevantes nessa trajetória de 50 anos (criação do CEPAGRO, programa de melhoramento genético da aveia, Agrotecnoleite, etc.). Nossos cumprimentos aos organizadores Helio Carlos Rocha e Lizete Augustin pela obra magna que produziram.
Instituições de ensino – Competição
Aliás, nesse momento que se discute a chegada de uma nova Faculdade de Medicina na cidade, vinculada a uma Universidade Federal, vale lembrar o exemplo da FAMV da UPF, para demonstrar que não há qualquer procedência em temer a propalada competição entre instituições, conforme opiniões que tem sido manifestas em algumas rodas de discussão. Instituições privadas/comunitárias, em Getúlio Vargas e Erechim, e federais, em Sertão e Erechim, criaram novos cursos de Agronomia nessas cidades vizinhas a Passo Fundo, e, não obstante, não foi verificado qualquer impacto na procura por vagas pelo curso de Agronomia da UPF. Nesse caso, parece que a excelência institucional do curso de Agronomia da UPF tem sido o fator relevante na competição entre instituições de ensino pela busca dos melhores alunos. Ainda mais, em se tratando de Medicina, um curso que, sabidamente, abundam candidatos e faltam vagas. De qualquer forma, isso não exclui a importância da discussão desse assunto pelas forças vivas da sociedade local, uma vez que Passo Fundo é um pólo na área de saúde de reconhecida competência no sul do País, visando a uma melhor qualificação da cidade e região. É com a busca da excelência que se constrói as futuras Harvards ou Oxfords.
Publicado no Jornal O Nacional de Passo Fundo.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Texto enviado pela colega Renate Elisabeth Schmidt Aguiar.
Um dia ...
Um dia os caminhos se encontraram, quando no seguinte, as circunstâncias existenciais pessoais promoveram uma aparente diáspora. Decorridas três décadas, ficamos expostos a sentimentos fortalecidos pela maturidade. Quantas lembranças e saudades! Somos carne e mente, raciocínio e vontade. Queremos não nos esquecer, queremos compartilhar ou trocar alegrias e realizações. Queremos recordar nossas convivências duma época interessante e precoce. Nosso tempo nesta dimensão é curto e acelerado. Parabéns a nós pela teimosia em nos reencontrarmos, parabéns aos colegas que seguem rastreando pistas dos amigos "perdidos", parabéns ao nosso tempo de UPF que foi um tempo feliz. Na formatura já respirávamos com sofreguidão o ocaso patético do fim da ditadura e possuíamos um referencial gaúcho em defesa do meio ambiente, José Antônio Lutzenberger. Quais seguem sendo os desafios dos professores, dos alunos e profissionais da Agronomia? Tantos e muitos, porém um deles é essencial e ponto de partida para os demais: a defesa do nosso castigado e por que não dizer, heróico meio ambiente que resiste bravamente (por enquanto) aos ataques dos predadores bípedes com cérebro inteligente. Hoje é 5 de junho e na mesa estão postas as ações possíveis e impossíveis em defesa da fauna e da flora. Em Brasília ainda existem pessoas que não acordaram e seguem sonhando que a Mãe Terra é somente um "negócio" inesgotável, promissor, redentor. Não cansa, não fica estressada nem esgotada. A Mãe Terra não é e nunca será a Mãe Joana.
Um grande abraço aos meus colegas dos quais guardo boas lembranças que os trinta anos que nos separam, não apagaram. Um todo especial de coração e afeição para o Jairo, que tá lá no céu. Saudade deste guri querido.
Carpe diem !
Renate Elisabeth Schmidt Aguiar
--
Renate Aguiar
resaguiar.blogspot.com
Ponte de Pedra
http://pontedepedra.blogspot.com/
Sérgio, Rosaly, Jôse, Mirsa, Jairo, Renate, Sandra e Vera Batistella - Time de vôlei 1977.
Renate e Jôse sob a ditadura do trote.
Renate em maio de 2012 .
domingo, 27 de maio de 2012
Professores da FAMV - jubilamento
Jubilamento do Prof. Carlos Leonardo Kipper
Aposentadoria do Prof. Irineo Fioreze
Placa com homenagem entregue pelo Diretor Prof. Dr. Mauro Rizzardi
sexta-feira, 4 de maio de 2012
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Fatos e causos da 10ª turma de agronomia
O encontro da Pizzaria.
Encontro dos 30 anos na Pizzaria
Porto Santo, em Passo Fundo, 20 de janeiro de 2012, lá pelas 21h30min. chega ao
local, já com um considerável atraso, o colega Jacir Ilário Coratto com a
esposa. Como o número de colegas e familiares superou todas as expectativas
naquela noite, o dono da pizzaria organizou uma mesa longitudinal ao
estabelecimento. Na cabeceira da mesa, junto a porta de acesso, estavam os
colegas Flávio Camilotti e José Hildebrando da Luz. O colega Jacir ao entrar na
casa prontamente se dirigiu ao primeiro que encontrou e estendeu a mão para o
cumprimento e disse: Raul Basso a quanto tempo não te via! Ao cumprimento,
Flávio Camilotti prontamente respondeu: Ortolan, a quanto tempo! Compreende-se as trocas dos colegas em função do ambiente um pouco na
penumbra e aos 30 anos de experiência... de qualquer modo, alguém presente ao
encontro fez a observação de que no próximo encontro
deveremos utilizar um crachá de identificação com letras grandes!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Fotos descerramento da placa dos 30 anos.
Ainda bem que o Fonta não está nesta!
Vou eu! Não, vou eu!
Os meus cabelos brancos....
Foto dos 30 anos da 10ª Turma de Agronomia de FAMV.
Foto dos 30 anos da 10ª Turma de Agronomia de FAMV.
Foto dos 30 anos da 10ª Turma de Agronomia de FAMV.
Foto dos 30 anos da 10ª Turma de Agronomia de FAMV.
Descerramento da placa dos 30 anos.
Descerramento da placa dos 30 anos.
Descerramento da placa dos 30 anos.
Descerramento da placa dos 30 anos.
Descerramento da placa dos 30 anos.
Momento do empurrão, para movimentar o pessoal!
Assinar:
Postagens (Atom)